sábado, 1 de janeiro de 2011

Se os nossos filhos estão bem, nós também estamos ...





Por isso a melhor forma de os vermos felizes e de boa saúde é sabermos tratar deles. Ter atenção aos cuidados de saúde, como visitas periódicas ao médico, vacinas, dentista, ter atenção ao seu desenvolvimento físico e psíquico, não esquecer o acompanhamento escolar, transmitir-lhe os cuidados básicos de higiene, e, muito importante, ter preocupação com a alimentação e ensiná-los a ter uma dieta equilibrada.

A obesidade é uma doença e há cada vez mais crianças obesas. Como é do conhecimento geral, uma criança obesa tende a ser um adulto obeso, correndo o risco de sofrer de uma série de problemas de saúde graves, como hipertensão, diabetes, deformações ósseas, e muitas mais.

Numa grande parte dos casos, a obesidade deve-se a má alimentação motivada pelo desconhecimento ou mesmo desleixo dos pais ou encarregados de educação e a falta de tempo não pode servir de desculpa para não preparar a alimentação mais correcta.

Uma dieta equilibrada deve ser distribuída diariamente por três refeições e dois lanches, ou seja pequeno-almoço, almoço e jantar e um lanche a meio da manhã e outro a meio da tarde.

Diariamente devem estar presentes os diferentes grupos de alimento e a Roda do Alimentos é fundamental para fazer a escolha acertada.

A primeira refeição do dia deve ser rica em leite, pão ou cereais e uma peça de fruta.

Arroz, batata, massas, leguminosas, assim como os legumes e verduras, são os alimentos que devem fazer parte das refeições das crianças. Também a carne, o peixe ou os ovos devem fazer parte de cada refeição principal.

A fruta pode ser consumida à sobremesa e ser também consumida aos lanches, assim como os iogurtes e o queijo.

Deve optar pelos alimentos cozidos, grelhados, assados ou estufados, e evitar os fritos.

O sal deve ser em pouca quantidade ou até substituído por ervas aromáticas.

Dar prioridade à água e sumos naturais em vez dos refrigerantes.

E os bolos e outros doces só em dias de festa.
 
Fonte: http://www.comportamentoalimentar.pt/
 
Cuide do seu filho, Ele é o seu maior BEM!

Nenhum comentário: