domingo, 22 de maio de 2011

Alimentos X Imunidade













A Campanha Nacional de Vacinação neste ano incluiu crianças de seis meses a dois anos, gestantes e profissionais de saúde, além dos idosos.

Segundo a nutricionista Bruna Murta, da Rede Mundo Verde, a alimentação também é benéfica para evitar e amenizar os sintomas da gripe.

Uma alimentação equilibrada, com a ingestão de frutas, legumes, verduras e grãos integrais, que são alimentos ricos em vitaminas e minerais, reforça o sistema imunológico e deixa as pessoas resistentes aos vírus e bactérias.

Além da alimentação, outros cuidados são importantes como o descanso quando estiver resfriado, ingestão de líquidos e prática regular de atividade física.

Conheça os alimentos importantes na imunidade :

1. Alho - fonte de alicina estimula a resposta imunológica, prevenindo gripes comuns. Use amassado no feijão, sopas, em temperos de saladas ou se preferir, cápsulas de óleo de alho.

2. Acerola - fruta riquíssima em vitamina C (30 a 50 vezes mais que a laranja). Essa vitamina age na reconstituição dos leucócitos em períodos de queda de resistência.

3. Gengibre - excelente alimento que ajuda no fortalecimento do sistema imunológico.

4. Chá verde e branco - ricos em catequina, poderoso antioxidante que atua no
combate aos radicais livres. Possui ação imunoestimulante, fortalecendo o sistema imunológico. Pode ser consumido na forma de chá ou cápsulas.

5. Couve, Cenoura, Tomate - o betacaroteno, um antioxidante presente nesses alimentos, combate as infecções e estimula as células imunológicas.

6. Suco verde - fonte de zinco, ferro e vitamina C, nutrientes antioxidantes que reforçam o sistema imunológico.

7. Mel - ação bactericida e antisséptica. Estudos mostram que é um bom coadjuvante no tratamento de problemas pulmonares e da garganta. Contém substâncias, que agem como antibióticos naturais. Eficaz contra os sintomas de gripes e resfriados.

8. Própolis - fonte de flavonóides que auxiliam no combate às doenças que atacam o homem. Atua como “Antibiótico Natural”. Eficaz em casos de inflamação e infecção na garganta, além de ajudar no combate a tosses.

9. Geleia Real - estimula o sistema imunológico e combate as infecções de vírus e bactérias.

FONTE: Jornal OPovo
               

Um comentário:

Alexandre Pinto disse...

Muito bom, parabéns!!!!