quinta-feira, 28 de janeiro de 2010


" De tudo ficaram três coisas
A certeza de que estamos começando
A certeza de que é preciso continuar
A certeza de que podemos ser interrompidos antes de terminar, portanto;
Façamos da interrupção um novo caminho...
Da queda, um passo de dança...
Do medo, uma escada...
Do sonho uma ponte...
Da procura um encontro! "
(Fernando Pessoa)

Saudade



Em alguma outra vida, devemos ter feito algo de muito grave para sentirmos tanta saudade....

Trancar o dedo numa porta dói. Bater com o queixo no chão dói. Torcer o tornozelo dói. Um tapa, um soco, um pontapé, doem, Dói bater a cabeça na quina da mesa, dói morder a língua, cárie e pedra no rim...Tudo dói!

Mas, que mais dói é a saudade!
Saudade de um irmão que mora longe...
Saudade de uma brincadeira da infância...
Saudade do gosto de uma fruta que não se encontra mais...
Saudade de alguém querido que morreu...
Do amigo imaginário que nunca existiu...
Saudade de uma cidade...
Saudade da gente mesmo, que o tempo não perdoa.
Doem essas saudades todas!
Mas a saudade mais dolorida é a saudade de quem se ama!
Saudade da pele, do cheiro, dos beijos, do jeito de fazer amor...
Saudade da presença e até da ausência consentida! Você podia ficar ao lado do telefone em sua casa e ela do outro lado, na casa dela, sem se verem, mas sabiam...Lá estavam...
Você podia ir para o escritório e ela para o dentista, mas sabiam-se onde.
Você podia ficar o dia sem vê-la e ela o dia sem vê-lo, mas sabiam-se... Amanhã.
Contudo, quando o amor de um acaba, ou torna-se menor, ao outro sobra uma saudade que ninguém sabe como deter!
Saudade é basicamente não saber...
Não saber mais se ela continua fungando num ambiente mais frio...
Não saber se ele continua sem fazer a barba todo dia, devido aquela alergia...
Não saber como ela foi na prova da faculdade...
Não saber se ele ainda usa camisa xadrez...
Não saber se ele tem comido pouco, devido aquela mania de estar sempre de regime... Se ela tem assistido à novela das oito... Se ele continua brincando na internet ou continua visitando a página do Diário Oficial... Se ela aprendeu a estacionar entre dois carros ou se continua usando o mesmo perfume... e se ele continua preferindo cerveja e ela suco de laranja...
Não saber se ele continua sorrindo com os olhinhos apertados... E ela continua usando lingerie preta... Se ele continua detestando Mc Donald's e se ela continua lhe Amando!
Saudade é não saber mesmo!!!
Não saber o que fazer com os dias que ficaram mais compridos! Não saber como encontrar tarefas que lhe cessem o pensamento... Não saber como frear as lágrimas diante de uma música! Não saber como vencer a dor de um silêncio que nada preenche!...
É não querer saber se ele está feliz, e ao mesmo tempo perguntar a todos os amigos por isso...
É não querer saber se ele está mais magro... E se ela está mais bonita!
Saudade é nunca saber de quem ama, e ainda assim doer...
Saudade é isso que senti enquanto estive escrevendo o que você, provavelmente, está sentido agora, depois que acabou de ler....

Saudade é isso.... O que sinto todos os dias!!!!

(by: Márcia Oliveira)

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010


As frutas oleaginosas, comumente apreciadas nas festas de final de ano, são bastante conhecidas pelo seu alto teor calórico, porém podem trazer também grandes benefícios para a saúde.

Amendoim, castanha-do-Brasil ou castanha-do-Pará, castanha de caju, avelã, amêndoas, nozes, pistache, macadâmia, entre outras, podem exercer diversos benefícios a nossa saúde, quando ingeridas em associação a uma alimentação saudável. Isso se deve à sua composição, pois são ricas em ácidos graxos mono e poliinsaturados que auxiliam o controle dos triglicerídeos, colesterol total e LDL-colesterol, diminuindo o risco de desenvolvimento de doenças cardíacas. Além disso, são ricas em outros nutrientes essenciais para o equilibrio do nosso organismo, como a vitamina E, selênio e manganês que exercem diversas funções em nosso organismo, além de atuarem como potentes antioxidantes, removendo os radicais livres produzidos em excesso pelo nosso organismo. Também são ricas em magnésio, que participa de inúmeros processos, como a adequada entrada de cálcio nos ossos, contração muscular, ação antiinflamatória e regulação da pressão arterial. A arginina, também presente, atua como importante vasodilatador, contribuindo para a redução do risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Nozes: são as fontes mais ricas de vitamina E. A maioria das nozes são ótimas fontes de potássio, sendo ricas também em vitaminas do complexo B. O valor calórico das nozes em média é de 651kcal/100g.

Macadâmia: é a oleaginosa mais calórica (cerca de 1000 kcal por xícara), porém possui quantidades significativas de fibras e vitamina B1.

Castanha-do-Pará ou Castanha-do-Brasil: destaca-se por ser bastante calórica (656kcal/100g), no entanto, seu diferencial é possuir ácidos graxos ômega-3 e grande quantidade de selênio.

Avelãs e Amêndoas: ambas contém cerca do mesmo valor calórico (589kcal/100g), sendo que ambas possuem uma quantidade significativa de nutrientes diferentes. As amêndoas são riquíssimas em vitamina E e potássio. As avelãs por sua vez, são ricas em cálcio e vitamina E.

O ideal é consumir estes alimentos em quantidades que atinjam as recomedações diárias das substâncias presentes em sua composição. Pode-se consumir, por exemplo, uma porção moderada de frutas oleaginosas por dia: uma castanha-do-Pará, duas castanhas de caju ou duas nozes. Deve-se lembrar que a quantidade varia de indíviduo pra indivíduo e depende de fatores como: obejtivo a ser alcançado, patologias, composição corporal, etc. Lembrando que para atletas e praticantes de atividade físicas, as oleaginosas são potentes aliados.

Dicas para facilitar sua vida na cozinha.


Para o bolo não solar...

Temperatura dos ingredientes

Use os ingredientes à temperatura ambiente. Ingredientes gelados tendem a inibir a ação do fermento.

Os ovos devem ser conservados na primeira prateleira da geladeira para que se conservem por mais tempo. Tire da geladeira os ovos necessários para o preparo da receita com algumas horas de antecedência (mínimo de 1 hora) para que eles estejam à temperatura ambiente no momento em que forem usados.

O mesmo procedimento deve ser observado nas receitas que contenham frutas, legumes e raízes conservados em geladeira, com a maçã, a laranja e a cenoura, por exemplo. Eles devem ser retirados da geladeira, de preferência, na véspera de seu uso na receita.

Alguns bolos levam iogurte na massa. O iogurte precisa ser mantido na geladeira todo o tempo e não pode ser deixado à temperatura ambiente como os demais ingredientes, caso contrário, estragará. Nesse caso, verifique se há mais algum ingrediente líquido na receita tal como água ou leite e use-o mormo para compensar a temperatura do iogurte gelado. Se não houver nenhum outro líquido na receita, esquente um pouco de água e coloque num pote pequeno, então mergulhe o pote de iogurte (fechado) dentro da água morna e deixe alí por cerca de 5 minutos, depois acrescente imediatamente o iogurte na massa. Assim seu bolo de iogurte ficará fofinho e perfeito.

Fermento

Verificar a qualidade do fermento é muito importante para evitar que o bolo sole.

Primeiro, verifique a validade, pois a validade da maioria dos tipos de fermento não é muito longa. Se ele estiver fora da validade é possível que não funcione muito bem ou que simplesmente não faça efeito algum.

Ao abrir a embalagem do fermento em pó (fermento químico), o pó deve estar soltinho, o que é um indício de que está bom para o uso. Se o pó estiver compactado é melhor testar o fermento para saber se ele ainda funciona. Para isso, coloque um pouquinho do pó em um copo de água a temperatura ambiente, se ele borbulhar como um efervescente, isso significa que ele ainda pode ser usado.

Temperatura do Forno

A temperatura do forno também é essencial para o perfeito crescimento da massa do bolo.

O forno deve ser ajustado para a temperatura correta. O forno muito quente fará o bolo queimar antes de cozinhar. O forno muito frio fará com que o bolo demore muito para assar, fazendo com que perca as preciosas bolhas de ar decorrentes da ação do fermento.

Regra geral, os bolos costumam ser assados em temperatura média (180°). O forno deve ser pré-aquecido por cerca de 10 a 15 minutos para que alcance a temperatura correta.

A porta do forno não deve ser aberta enquanto o bolo não estiver completamente assado, caso contrário, a temperatura dentro do forno cairá e o bolo pode solar.

Quinua, um alimento completo!!

A Quinua é um tipo de cereal, consumido há mais de 500 anos por tribos andinas, considerado sagrado pelos Incas e cultivado no Altiplano Boliviano. Devido seu extraordinário valor nutricional, foi qualificada como o melhor alimento de origem vegetal para o consumo humano, pela Academia de Ciências dos Estados Unidos e selecionada pela NASA para integrar a dieta dos Astronautas em vôos espaciais de longa duração.
A Quinua apresenta 23% de proteína, 20% de gordura e o restante de carboidratos. O perfil protéico possui um balanço de aminoácidos excepcionalmente atrativo, principalmente para atletas e praticantes de atividade física, com altos níveis de lisina e metionina, dois aminoácidos fundamentais para o crescimento e regeneração de tecidos. Conta com 20 aminoácidos, dos quais 10 são essenciais, ou seja, deve ser consumido através da alimentação pois o corpo não é capaz de sintetizá-los. São eles: histidina, isoleucina, leucina, lisina, metionina, fenilalanina, treonina, triptofano, valina e arginina. Apesar de altamente protéicos, os grãos não possuem glúten, podendo ser consumidos por celíacos.
Além disso, ainda oferece uma elevada reserva energética ideal para as refeições pós-treino (347 kcal por 100g). É uma excelente fonte de carboidratos de baixo índice glicêmico, que leva mais tempo para ser absorvido pelo organismo, evitando a produção excessiva de insulina, o que pode ocasionar o estoque de gordura e a longo prazo, problemas de saúde como diabetes mellitus.
Também apresenta excelente composição de vitaminas, como vitamina A, C e E e especialmente as do complexo B; e minerais como ferro, fósforo e cálcio.
Ainda possui fibras que controlam o funcionamento intestinal, absorção de colesterol e glicose.
A quinua já pode ser encontrada com mais facilidade em lojas de produtos naturais e até supermercados.
O grão pode ser cozido como o arroz - use duas medidas de água para uma medida de quinua, adicione sal e leve ao fogo por 10 ou 15 minutos, até secar a água. Assim, sozinho, o grão substitui a dupla arroz e feijão. Também pode ser preparado na forma de tabule, cuscuz, quibe e até pudim. A farinha substitui parte ou toda a farinha de trigo em massas, tortas, bolos e panquecas. Os flocos são a versão mais prática da quinua, pois pode ser consumida crua, batida no suco de fruta ou polvilhada no iogurte, na fruta ou na sopa. Também pode entrar em preparações de panqueca, massa de torta e pão. O macarrão é um dos poucos produtos prontos encontrados no mercado que levam o grão.

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Alimentos orgânicos

A busca por saúde, qualidade de vida e respeito ao meio ambiente, tem feito muitos consumidoresse renderem aos alimentos orgânicos. Frutas, verduras, hortaliças, carnes, cereais - a cada dia mais variedade de alimentos são produzidos de forma sustentável. Entenda sobre essa opção de alimentação consciente que se preocupa com o que chega ao seu prato, desde a produção até a hora de ser consumido.

O que são alimentos orgânicos?
Alimentos orgânicos são todos aqueles produzidos sem a utilização de agrotóxicos ou insumos artificiais em sua produção, como inseticidas, fugicidas, herbicidas, nematicidas ou adubos químicos. Por conceito, eles também podem ser organismos geneticamente modificados(OGM) como os trangênicos.

Para um alimento ser considerado orgânico e receber o selo de qualidade, é preciso que ele contenha pelo menos 95% de ingredientes originados da agricultura orgânica.


Principais características dos alimentos orgânicos:
  • Uso de adubos orgânicos de baixa solubilidade;
  • Controle de pragas e doenças com medidas preventivas e produtos naturais;
  • Os efeitos das ações no meio ambiente são considerados, por isso são realizadasações de preservação do solo e das fontes de água;
  • Os animais se alimentam de produtos orgânicos e naturais;
  • O solo é considerado um organismo vivo e deve ser modificado o mínimo possível;
  • É realizado um rodízio de animais de exigências e hábitos alimentares diferenciados como bovinos, caprinos, equinos, ovinos e aves;
  • A reprodução e o desmame são feitos de forma natural;
  • Uso de instalações adequqdas que proporcionem conforto e saúde aos animais, com fácil acesso a água, alimentos e pastagens e que possua espaço suficiente para a movimentação do rebanho;
  • A colheita é realizada na época da maturação, sem o uso de recursos artificiais;
  • As culturas seguem os ciclos das estações e as características de cada região.

Esse mercado movimenta atualmente $40 bilhões anuais em todo o mundo aliado a quatro fatores: benefícios a saúde, respeito ao meio ambiente, melhor qualidade dos produtos e incentivo aos pequenos produtores.

O que é EcoD?

O conceito de EcoDesenvolvimento foi incorporado como sendo o Desenvolvimento sustentável de nosso planeta, visando o equilíbrio entre proteção ambiental e desenvolvimento econômico e social.