A Quinua é um tipo de cereal, consumido há mais de 500 anos por tribos andinas, considerado sagrado pelos Incas e cultivado no Altiplano Boliviano. Devido seu extraordinário valor nutricional, foi qualificada como o melhor alimento de origem vegetal para o consumo humano, pela Academia de Ciências dos Estados Unidos e selecionada pela NASA para integrar a dieta dos Astronautas em vôos espaciais de longa duração.
A Quinua apresenta 23% de proteína, 20% de gordura e o restante de carboidratos. O perfil protéico possui um balanço de aminoácidos excepcionalmente atrativo, principalmente para atletas e praticantes de atividade física, com altos níveis de lisina e metionina, dois aminoácidos fundamentais para o crescimento e regeneração de tecidos. Conta com 20 aminoácidos, dos quais 10 são essenciais, ou seja, deve ser consumido através da alimentação pois o corpo não é capaz de sintetizá-los. São eles: histidina, isoleucina, leucina, lisina, metionina, fenilalanina, treonina, triptofano, valina e arginina. Apesar de altamente protéicos, os grãos não possuem glúten, podendo ser consumidos por celíacos.
Além disso, ainda oferece uma elevada reserva energética ideal para as refeições pós-treino (347 kcal por 100g). É uma excelente fonte de carboidratos de baixo índice glicêmico, que leva mais tempo para ser absorvido pelo organismo, evitando a produção excessiva de insulina, o que pode ocasionar o estoque de gordura e a longo prazo, problemas de saúde como diabetes mellitus.
Também apresenta excelente composição de vitaminas, como vitamina A, C e E e especialmente as do complexo B; e minerais como ferro, fósforo e cálcio.
Ainda possui fibras que controlam o funcionamento intestinal, absorção de colesterol e glicose.
A quinua já pode ser encontrada com mais facilidade em lojas de produtos naturais e até supermercados.
O grão pode ser cozido como o arroz - use duas medidas de água para uma medida de quinua, adicione sal e leve ao fogo por 10 ou 15 minutos, até secar a água. Assim, sozinho, o grão substitui a dupla arroz e feijão. Também pode ser preparado na forma de tabule, cuscuz, quibe e até pudim. A farinha substitui parte ou toda a farinha de trigo em massas, tortas, bolos e panquecas. Os flocos são a versão mais prática da quinua, pois pode ser consumida crua, batida no suco de fruta ou polvilhada no iogurte, na fruta ou na sopa. Também pode entrar em preparações de panqueca, massa de torta e pão. O macarrão é um dos poucos produtos prontos encontrados no mercado que levam o grão.
Um comentário:
Legal saber que agora pode ser encontrada com mais facilidade em lojas de produtos naturais ou até mesmo supermercados.
Ótima dica!Muito bom, parabéns
Postar um comentário