quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Alimentação X Estética


Hoje pesquisando na Net achei este texto maravilhoso sobre a influência da alimentação na estética...

POR ROBERTA VILLAS BOAS CARVALHO

revista Griffe


A importância da alimentação e seu impacto na saúde do homem chamam a atenção dos estudiosos desde a Antiguidade. Hipócrates (460 - 377 a.C.), considerado o pai da Medicina, já colocava nos primórdios dos tempos, a importância da dietoterapia e das plantas medicinais. Com um dito simples, “Faça do seu alimento o seu medicamento”, ele resume em poucas palavras o impacto que a nutrição tem em nossas vidas. Será que nos lembramos disso toda vez que entramos em um fast-food para nos “alimentar” de uma refeição rica em gorduras trans, saturadas, quase sem fibras, vitaminas e minerais?

Mais do que nunca os pesquisadores estão comprovando a importância da alimentação na vida das pessoas. Fica claro que a alimentação não é a única causa das doenças, mas é certo que uma pessoa que adota um estilo de vida e uma alimentação mais saudáveis terá maiores chances de retardar o aparecimento de diversas patologias e maior eficácia na cura de sintomas já instalados. A Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2003, elaborou uma estratégia global sobre alimentação e atividade física onde cita a nutrição como a principal determinante modificadora das doenças crônicas.

As doenças crônicas – tais como diabetes, obesidade, hipertensão – figuram como a principal causa de mortalidade no mundo, responsável por 59% dos 56,5 milhões de óbitos anuais. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), cerca de 29,9% da população brasileira é portadora de alguma doença crônica.

Uma mudança de hábitos alimentares e a prática de atividade física resultaria num grande impacto para a redução dessas taxas, muitas vezes num período de tempo relativamente curto. O baixo consumo de frutas e verduras, por si só, é responsável por 2,7 milhões de óbitos.

Descobertas recentes no campo da medicina e nutrição têm demonstrado como é direta a influência dos alimentos que ingerimos em nossa saúde e beleza. A melhora da alimentação é muitas vezes procurada por pessoas que desejam promover melhorias estéticas.

A estética é um dos objetivos mais almejados atualmente pelas pessoas que procuram orientações nutricionais, principalmente as mulheres. Os gastos dessa ordem vêm aumentando exageradamente a cada ano, mas, será que nos lembramos de pensar o quanto investimos com os alimentos que colocamos dentro de nosso organismo?

A qualidade da nossa alimentação tem sofrido mudanças durante as últimas três ou quatro décadas. O aumento do consumo de alimentos industrializados, de produtos farináceos refinados, de gorduras trans e saturadas, o excesso de açúcar, a baixa ingestão de frutas, verduras e legumes, são apenas alguns hábitos alimentares modernos. Essas mudanças aconteceram de forma muito rápida, sem que nosso organismo pudesse se adequar e se preparar a essa nova realidade. Isso trouxe consigo diversos problemas estéticos, como a obesidade, acúmulo de gordura abdominal, celulite, etc.

Alguns pontos interessantes da nossa alimentação podem ser analisados no desejo de promover progressos estéticos:

• Mastigar muito bem os alimentos, pois só assim a digestão pode acontecer de maneira adequada. Isso nos leva também a comer menos, pois nos sentimos saciados com mais rapidez.

• Controlar o consumo de sal. O excesso causa retenção de líquidos e edemas, nos deixa inchados e pode levar a um aumento do peso e da celulite.

• Controlar o consumo de açúcar. É um alimento que apenas fornece calorias, não é fonte de fibras, ou vitaminas e minerais, e ajuda a ganhar uns quilinhos extras.

• Hidrate o seu organismo. Beber água é muito importante pois ela é essencial em todas as funções do nosso corpo. Ajuda a eliminar toxinas, melhora o funcionamento do intestino, promovendo melhoras estéticas. Torna a pele mais macia e hidratada.

• Comer fibras faz bem! As fibras estão presentes na parte mais externa dos grãos integrais como aveia, centeio, cevada, quinua, farelo de arroz, etc, e em frutas e hortaliças. Uma dieta rica em fibras melhora o funcionamento do intestino, liberando mais toxinas, o que reflete na beleza da nossa pele. A quinua, além de ser rica em fibras, é uma ótima fonte de proteína, carboidrato complexo, gordura saudável, vitamina e minerais, e seus aminoácidos – estrutura das proteínas – são combinados na medida certa para atender às necessidades do nosso organismo.

• Consumir diariamente frutas, verduras e legumes. Elas são imprescindíveis para a beleza da pele, cabelos e para a manutenção da saúde. Pequenas frutas vermelhas/roxas como amoras, morangos, uvas, ameixas, cerejas, framboesas, etc, têm uma ação antioxidante que ajuda no combate ao envelhecimento precoce e na prevenção de algumas doenças – como câncer e problemas cardiovasculares. As cítricas como laranja, tangerina, limão, etc, também têm ação semelhante.

• O chá verde é rico em substâncias que exercem forte ação antioxidante. Alguns estudos demonstraram que o consumo do chá verde pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares e certos tipos de câncer, como o de mama, por exemplo. Além disso, as pesquisas mostram que o consumo regular desse chá aumenta o gasto energético e a oxidação de gordura, auxiliando no emagrecimento.

• Consumir castanha-do-pará, um alimento 100% nacional. Contém bastante vitamina E e selênio, dois nutrientes com ação antioxidante que ajudam a combater o envelhecimento precoce – rugas, manchas senis, ressecamento da pele, etc.

O impacto dessas mudanças na sua alimentação serão visíveis em seu corpo, experimente! E lembre-se sempre que comer deve ser uma experiência “agradável e prazerosa”, que contribua para o estabelecimento da nossa saúde. Tenha prazer em alimentar-se bem!

Nenhum comentário: