sábado, 11 de dezembro de 2010
Dicas de temperos...
Este artigo foi publocado no publicado no Jornal americano Washington e é muito banaca,ensina como aproveitar melhor os temperos como substituto do sal de cozinha e outros...
Tempere a comida com frutas cítricas
Suco de limão, limão siciliano, laranja, tangerina, maracujá, etc conferem um sabor muito especial a diversos pratos. Uma mistura de suco com casca ralada de limões, laranjas e tangerinas são um bom segredo em marinadas para frango, peixes e em molhos para saladas. A casca misturada azeite e sal é um ótimo tempero para verduras e legumes. Casca de limão e laranja misturados a ricota e açúcar podem substituir o creme chantilly para frutas como morangos.
A ervas também são boas aliadas
Ervas secas ou frescas, sal de ervas, em combinações como as Ervas de Provence ou sozinhas, elas dão sabor, aroma e também cor a muitos pratos. Ervas secas como tomilho e orégano podem entrar em pratos de cozimento lento e ervas frescas devem entrar em pratos de cozimento rápido ou ao final da preparação. Ervas picadas ficam ótimas em molhos para saladas e ervas inteiras dão sabor especial a saladas diversas.
Globalize-se com as especiarias
As especiarias injetam sabor muito rapidamente! Uma pitadinha de pimenta vermelha pode dar um toque especial mesmo a quem não é muito fã de comidas picantes. Experimente no molho vermelho, carnes ou hambúrguer. Um toque de cravo ou canela podem entrar em pratos com carne ou frango. A mistura de curry combina com vários alimentos além do conhecido frango; camarão, legumes e também sopas ganham cor e sabor.
Experimente uma salsa de frutas
Esses acompanhamentos de origem mexicana conferem sabor, textura e umidade a carnes e peixes grelhados, cozidos e assados. Podem ser feitas com frutas picadas diversas como abacate, manga, abacaxi, goiaba, laranja e os tradicionais tomates. Juntos com um suco de fruta cítrica, geralmente limão, um pouco de azeite, sal e podem ser temperados com cebola, pimentões e ervas.
Acrescente uma pitadinha de açúcar
Uma pitada de açúcar pode ser usada em molhos para salada para suavizar o ácido de cítricos e vinagre, com molho shoyu e de tomate. Mas em pequenas quantidades, somente para dar um toque, sem adicionar muitas calorias! Açúcar branco combina com molho de saladas e açúcar mascavo com ensopados. Mel, melado e karo também ajudam a controlar a acidez e arredondar o sabor de diversos pratos.
Conheça um pouco mais dos nossos temperos naturais:
ALECRIM – é digestivo e diurético.
ALHO – ajuda a melhorar sistema imunológico, reduz colesterol ruim, aumenta o colesterol bom e previne câncer.
CEBOLA – assim como o alho, auxilia na redução do colesterol ruim e aumenta o colesterol bom. Também ajuda na redução da pressão arterial e colabora para evitar o entupimentos das artérias.
CEBOLINHA – contém vitamina A (bom para olhos e pele), C (ajuda na resistência contra gripes e resfriados) e ferro.
GENGIBRE – é analgésico, anti-inflamatório, vermífugo e ajuda na digestão. Além disso, reduz o desejo de fumar.
HORTELÃ – o chá de hortelã, feito das folhas, é diurético, digestivo e melhora a dor de estômago. Nas folhas há presença de vitaminas A, C e do complexo B, além dos minerais cálcio, fósforo, ferro e potássio.
MANJERICÃO – Possui ação diurética.
ORÉGANO – ajuda na azia, enjôos e flatulência.
SALSA – Tem ação diurética, digestiva e anti-séptica. Ajuda nas infecções do aparelho urinário.
TOMILHO – É considerado digestivo, vermífugo e estimulante.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário